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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
HOJAS, Viviani Fernanda e BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Debate acadêmico em torno do sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.103-117. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9582.
Neste artigo apresentamos uma revisão sistemática de pesquisa desenvolvida com base em dissertações de mestrado e teses de doutorado que tiveram como foco de estudo o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). A localização dessas produções acadêmicas foi feita mediante consulta aos bancos digitais dos principais Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades paulistas. A revisão sistemática incluiu um total de dezoito pesquisas, que foram lidas na íntegra com o objetivo de apreender as principais discussões acadêmicas suscitadas com a introdução e realização do SARESP nas escolas. Para a maioria dos autores dos trabalhos acadêmicos analisados, se forem corrigidas as deficiências no desenvolvimento do sistema de avaliação paulista e se os seus resultados forem devidamente utilizados, essa avaliação pode se constituir em um instrumento desencadeador de melhorias na qualidade do ensino oferecido nas escolas.
Palavras-chave : Política Educacional; SARESP; Sistema de Avaliação.