Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
SILVA, Josiele Oliveira da e FERREIRA, Maira. REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES SOCIAIS: DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA E IDENTIDADE DOCENTE. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.68-84. Epub 23-Set-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.9963.
O estudo envolve discursos sobre a profissão docente na página intitulada Professores Sofredores, da rede social Facebook, visando analisar os efeitos dos discursos que ali circulam sobre a profissão e a identidade docente. A realização do trabalho se deu a partir da teorização de Stuart Hall e Marisa Vorraber Costa, na perspectiva de análise do discurso em Foucault. A análise possibilitou mostrar que em mídias são produzidos discursos e criadas representações que reforçam a questão vocacional, assim como a ideia de que o professor é um herói que deve abdicar até mesmo de sua vida pessoal em nome da educação. Alguns comentários mostram a desmotivação por parte de professores e licenciandos devido à desvalorização da docência e à violência, algumas vezes, presentes nas escolas. Os discursos sobre a profissão docente produzem efeitos no modo como os professores se veem e em sua identidade docente.
Palavras-chave : Identidade Docente; Facebook; Discurso.