Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
BOITO, Crisliane e ALBUQUERQUE, Simone Santos de. A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO CAMPO: PROBLEMATIZAÇÕES NECESSÁRIAS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.119-132. Epub 24-Set-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.10749.
O artigo apresenta parte dos dados gerados na pesquisa “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil”. As entrevistas foram realizadas com famílias e um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, moradores do Assentamento Integração Gaúcha, onde está localizada a escola de Educação Infantil Flor da Terra. As análises revelam que naquele local a escola é um marco na qualidade de vida, fundamental para a socialização das crianças, mas que é necessária a construção de uma “Pedagogia das Raízes”.
Palavras-chave : Educação Infantil; Educação no campo; Educação do campo; Prática pedagógica.