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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BRAVO, Omar Alejandro. EDUCACÃO EM PRISOES: PRÁTICA ALIENANTE OU LIBERADORA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.22-34.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12539.

As práticas educativas, dentro das prisões, podem ter um papel alienante, no sentido de se inscrever em um propósito re-socializante, ou um potencial liberador, na medida em que favoreça a reflexão sobre as condições de vida dos sujeitos e amplie a possibilidade de transforma-las. Este artigo toma como referência algumas dessas práticas desenvolvidas na prisão de Villahermosa, da cidade de Cali, Colômbia, considerando particularmente os textos que fundamentam o projeto denominado Missão caráter, e as analisa tomando como referência à análise institucional e a análise de discurso. Esta análise se inscreve numa crítica geral aos sistemas penitenciários e sua funcionalidade e mostra como esses discursos, de caráter moralista, reforçam um instituído cujas práticas pretendem a conversão moral dos sujeitos presos.

Palavras-chave : Prisão; Educação; Analise de discurso; Analise institucional; Instituições.

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