SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Educação popular na Paraíba: memória e história do SEDUP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BRANDAO, Carlos Rodrigues  e  VASCONCELOS, Valéria. Entre as origens e o agora: memórias e trajetos da educação popular. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.10-24.  Epub 18-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16088.

O presente ensaio teve como objetivo principal o de perscutar quando a “educação” se assina, enfim, “popular”. Para tanto, é esboçado um breve histórico buscando desvelar que a Educação Popular, entre outras palavras-dupla, ganhará o mesmo sentido que acompanhará a obra de Paulo Freire: pensar e praticar a educação como cultura; pensar e praticar a cultura como política; pensar e praticar a política como libertação, como emancipação e, no limite, como revolução. Educadoras e educadores estão sempre se tornando no que devem vir-a-ser. E este tornar-se, que sugere uma mutação, é o que, igualmente, caracteriza o percurso da Educação Popular. Em um mundo em que as ditaduras militares têm sido substituídas por sistemas de colonização e hegemonia impostas pelo difuso poder do capitalismo, diversas teorias e práticas que associam o adjetivo “popular” a outras palavras parecem ser tão atuais e estar tão presentes quanto nos anos 1960.

Palavras-chave : Educação Popular; Paulo Freire; Pedagogia do Oprimido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )