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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
BALDO, Ana Maria e GARCIA, Elisete Enir Bernardi. Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.57-68. Epub 21-Set-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16014.
Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.
Palavras-chave : Níveis de consciência; Educação; Paulo Freire.