Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
ECKHARDT, Fabiana; SILVA, Fabiano Soares e SIMOES, Renato. Pesquisa com o cotidiano: ação, participação e transformação na educação pública. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.86-99. Epub 22-Set-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16046.
O presente artigo busca apresentar a Pesquisa com o cotidiano como uma metodologia participativa que, tomando o diálogo como princípio metodológico e epistemológico, balizado pela relação sujeito-sujeito, tem nos permitido compreender o cotidiano como espaçotempo de reivindicação, contestação, reflexão, elaboração da realidade concreta e produção de conhecimento. Tal compreensão atrelada ao legado da educação popular no Brasil e na América Latina nos auxilia a formular possibilidades em busca da garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade a crianças, adolescentes, jovens e adultos das classes populares.
Palavras-chave : Pesquisa com o cotidiano; Educação pública; Educação popular; Metodologias; Diálogo com as classes populares.