SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Os manuais e a pedagogização da docência na educação infantilA política pública de saúde e os migrantes: desafios da educação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SEVERO, Rita Cristine Basso Soares  e  SCHEUER, Franciele Thais. Os sentidos da escola contemporânea: deslocamentos a partir das narrativas de jovens alunos e alunas. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.192-206.  Epub 16-Maio-2024. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14425.

A ordem escolar que aprendemos a defender nos espaços e tempos escolares parece estar ruindo. Nesse sentido, questionamos: que sentidos os jovens atribuem à escola? O objetivo desse artigo é articular reflexões teórico-metodológicas do campo dos Estudos Culturais com duas pesquisas que se propuseram a realizar alguns deslocamentos nos modos de fazer pesquisa. Nestas pesquisas a escola é narrada pelos jovens alunos e alunas do Ensino Médio. Os estudos foram profícuos para pensar as práticas escolares e considerar que as tensões e as negociações existentes entre os sujeitos que habitam a escola produzem outros sentidos para a escola contemporânea.

Palavras-chave : Estudos Culturais; Juventudes; Escola contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )