SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2A política pública de saúde e os migrantes: desafios da educação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SANTOS, Gilberto Silva dos  e  BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Docências escrava e nobre: filosofia e educação. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.229-244.  Epub 02-Out-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15197.

A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.

Palavras-chave : Docência; Docência escrava; Docência nobre; Educação; Aula.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )