SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Ensino médio integral e trabalho docente: a produção científica em repositórios institucionaisO núcleo docente básico na construção curricular do ensino médio integrado em um instituto federal: avanços e limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SANTAROSA, Rafaela Batista  e  LEAL, Zária Fátima de Rezende Gonzalez. Educação e trabalho: ensino técnico integrado ao ensino médio dos institutos federais. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.26-40.  Epub 25-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16358.

Este artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola.

Palavras-chave : Educação e trabalho; Ensino Médio Integrado; Adolescência; Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )