SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Escola de ensino médio em tempo integral e as políticas gerencialistasO ensino médio em tempo integral em Pau dos Ferros/RN no contexto da Lei 13.415/2017 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PELISSARI, Lucas Barbosa; SILVEIRA, Patrícia da  e  SILVA, David José de Andrade. ENSINO MÉDIO INTEGRADO E ABANDONO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (2017-2019). Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.89-104.  Epub 02-Out-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16401.

O artigo objetiva analisar as relações entre o abandono escolar e os arranjos curriculares do Ensino Médio Integrado (EMI) no Brasil, especificamente observando cargas horárias e tempos de duração dos cursos. Para isso, foi investigado um conjunto de 69 cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ofertados entre 2017 e 2019. Os dados foram extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e analisados à luz de metodologia quantitativa própria. Foram apresentadas duas conclusões principais, que poderão contribuir para a formulação de políticas públicas e para pensar os desafios da concepção político-pedagógica da formação humana integral na atual conjuntura educacional do país.

Palavras-chave : Ensino Médio Integrado; Abandono escolar; IFPR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )