SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3O ensino médio e o dilema da descontinuidade das políticasNarrativas do projeto de vida de estudantes como ponte de formação integral entre a educação básica e a universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SANTOS, Silvana de Fátima dos  e  DAL RI, Neusa Maria. Impactos da pandemia de covid-19 em um curso integrado ao ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.141-159.  Epub 03-Out-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16554.

Este artigo teve por objetivo analisar a reorganização do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de tempo integral, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ariquemes, diante da pandemia de Covid-19 e seus impactos na permanência dos estudantes de 1º Ano. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O levantamento e a análise foram realizados no 1º semestre de 2021, com suporte em documentos institucionais e relatórios de resultados do processo e finais do ano letivo de 2020. Conclui-se que o uso de artefatos tecnológicos com acesso à internet, para garantir a continuidade do Curso, representou uma alternativa excludente para os estudantes desprovidos de condições materiais para a realização das atividades remotas.

Palavras-chave : Ensino remoto; Tempo escolar; Integração curricular; Pandemia Covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )