SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Atividade experimental problematizada: uma metodologia fundamentada por narrativa autoral“Mães e pais pela democracia” e “Lugar de criança é na escola”: uma análise de disputas sobre volta às aulas no Instagram índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne Ogêda  e  SILVA, Edilane Oliveira da. Educação estética e afetividade: suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.253-266.  Epub 05-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16083.

O presente artigo visa tensionar a relação entre Educação Estética e afetividade na formação docente e discente. Para tal, toma como referenciais principais Freire, Boaventura e perspectivas epistemológicas decoloniais em diálogo com duas experiências que acontecem em instituições públicas municipais do Rio de Janeiro, frutos das pesquisas de mestrado em Educação desenvolvidas pelas autoras em uma universidade pública municipal, que têm como desafio refletir sobre uma Educação pautada em relações estéticas, horizontais, democráticas, coletivas e afetivas, que (des)formam o olhar de adultos e crianças, tendo como fio condutor a amorosidade, o afeto e a esperança.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação Estética; Afetividade; Dialogia; Epistemologias do Sul.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )