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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
ZAMPERETTI, Maristani Polidori e TORRES, Laura Sacco dos Anjos. Visualidade e visibilidade em práticas educativas: (per)cursos para a compreensão crítica de imagens. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.165-185. Epub 17-Ago-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16130.
Na sociedade contemporânea, tornou-se impossível desconsiderar funções assumidas pelas imagens (deleitar, entreter, comercializar), correlacionadas a transformações nos modos de perceber as dimensões de tempo e espaço, em que estão imbricadas questões identitárias. Este artigo aponta para a importância das proposições arte/educativas no sentido de propiciar vivências que conduzam a experiências significativas ao promover reflexões sobre os regimes de visibilidade presentes em nossa sociedade, ampliando potencialidades para uma visualização abrangente e contextualizada. Assim, salientamos uma proposição sobre consumo, em que a compreensão crítica de visualidades era contemplada. Desse modo, objetivou-se investigar quais aspectos da visualidade no que tange ao imaginário de consumo faziam-se recorrentes nos discursos de estudantes do sexto semestre de Pedagogia. Essa pesquisa valeu-se da utilização de metodologias visuais na pesquisa em ciências humanas como modo de ampliar o campo da experiência. Os resultados demonstram que os estudantes estabelecem relações entre cultura visual e as suas vivências, questionando-se sobre sua relevância na criação de paradigmas que interfeririam em sua prática docente.
Palavras-chave : Visualidade; Visibilidade; Compreensão crítica; Ensino da arte; Contemporaneidade; Experiência.