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Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
CUNHA, Myrtes Dias da e SILVA, Cecilia Rezende. Reflexões acerca da estrutura curricular para a educação infantil. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.223-243. Epub 06-Out-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-10.
Este artigo buscar refletir sobre a função da escola, em especial, da Educação Infantil. Como seus currículos podem favorecer ou dificultar uma formação integral enquanto cidadãos críticos e ativos numa sociedade cada vez mais consumista. Sabemos que o currículo possui um caráter político e histórico, indo muito além de um simples processo de transmissão de conteúdo. Assim, refletimos sobre o papel docente enquanto agente de reprodução ou emancipação. A partir de uma breve análise da Base Nacional Curricular Comum e outros documentos legais questionamos como as culturas podem ser valorizadas e trabalhadas no contexto escolar, de que forma pode-se favorecer a construção das identidades. Uma reflexão importante deve ser feita em relação ao direito de ser criança, em contrapartida ao processo de escolarização precoce.
Palavras-chave : Currículo; Infância; Escolarização precoce; Emancipação.