Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
NASCIMENTO, Carolina Picchetti e ARAUJO, Elaine Sampaio. Contribuições do ensino da Educação Física para o trabalho com o conhecimento teórico na escola. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.677-699. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-3.
O objetivo deste estudo foi caracterizar o processo de organização do ensino que contribua para o desenvolvimento do pensamento teórico dos sujeitos da atividade pedagógica, professores e estudantes. Tendo a Atividade Orientadora de Ensino, proposta por Moura (1996, 2000, 2016), como fundamento teórico-metodológico apresentam-se interpretações didáticas sobre a tese vigotskiana de que “o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento”. Do ponto de vista das ações metodológicas discute-se o significado pedagógico do trabalho com o conhecimento teórico na escola por meio da análise de momentos-chave de uma situação formativa realizada com professoras da educação básica, no contexto de um projeto de pesquisa voltado à melhoria do ensino público. Busca-se evidenciar, então, nos processos de organização do ensino, como os conhecimentos propostos na atividade pedagógica podem se realizar como conceitos teóricos para os sujeitos em suas ações de estudo.
Palavras-chave : Atividade Orientadora de Ensino; Teoria Histórico-Cultural; Pensamento Teórico; Ensino Desenvolvimental; Ensino de Educação Física.