Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
BESSA, José Cezinaldo Rocha e SILVA, Franciclébia Nicolau da. Identidade profissional e agir docente do professor de língua materna. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.725-744. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-5.
Quanto mais trabalhos surgem com a proposta de apontar e explorar as contribuições do pensamento bakhtiniano, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino de língua materna no Brasil, mais visualizamos a necessidade de pesquisas e do empreendimento de renovadas discussões. Assim, visando aprofundar a compreensão sobre os eventos que se dão no tempo-espaço da relação entre professor e aluno em sala de aula, inclinamo-nos a escutar a voz do eu-professor, objetivando investigar como ele constrói sua identidade professoral e seu agir docente. Para tanto, solicitamos ao professor participante que elaborasse um caso de ensino, este correspondente a um tipo de narrativa reflexiva sobre o vivido em sala de aula. A perspectiva que fundamenta este trabalho corresponde ao diálogo construído entre as vozes do Círculo de Bakhtin e de outros estudiosos que discutem sobre o ensino de língua materna.
Palavras-chave : Contribuições bakhtinianas; Postura dialógica; Professor-aluno; Caso de ensino.