Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de e ARAUJO, Alessandra Karina Gomes de. Leitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.763-785. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-7.
Neste artigo, discute-se o efeito das instruções de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Com base nos estudos sobre leitura, bem como nas pesquisas qualitativa e documental e na análise de conteúdo, buscamos verificar os tipos de instrução que foram usados nas aulas ministradas por uma estagiária e com que frequência cada um foi mobilizado, bem como a relação entre eles e o engajamento dos alunos nas atividades e a quantidade de questionamentos que fizeram. Os resultados revelam que quanto mais leitura em voz alta e discussão oral sobre o texto maior é o engajamento dos alunos do 9º do Ensino Fundamental e menor a quantidade de dúvidas por eles demonstradas. O estudo também evidenciou que na prática de leitura silenciosa eles mostraram compreender menos os textos lidos em sala de aula.
Palavras-chave : Compreensão Leitora; Instrução de Leitura; Leitura em Voz Alta; Discussão Oral; Leitura Silenciosa.