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Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
ZILBOVICIUS, Celso; CARNUT, Leonardo e LOPES, Tarsila Teixeira Vilhena. O preconceito econômico-social na percepção de estudantes de odontologia: uma perspectiva crítica. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.896-918. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-13.
Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos graduandos de odontologia sobre os conteúdos relativos ao preconceito econômico-social e sua relação com a saúde. Para isso, realizou-se uma pesquisa-ação pedagógica, crítico-colaborativa, com graduandos do 1º ano da Faculdade de Odontologia da Universidade São Paulo, Campus Capital, em 2016. Para fins analítico-interpretativos, optou-se pela análise de conteúdo clássica, tomando-se como unidade textual as sentenças/proposições dispostas nos textos e para interpretação das percepções utilizou-se a matriz marxista. Foram construídas 18 categorias que sintetizam as percepções sobre o tema. As percepções sobre ‘as doenças, independente de qual lado atingem, são motivos de estigmas e preconceitos’ e ‘os preconceitos socioeconômicos e racial estão conectados’ foram as mais presentes na percepção deste grupo. Ao final, compreendeu-se que as percepções sobre o preconceito econômico-social é plural e contraditória, com momentos de reprodução e crítica do instituído, inclusive sobre o próprio papel dos estudantes nesse processo.
Palavras-chave : Ensino; Educação em odontologia; Ciências sociais; Pesquisa qualitativa; Preconceito.