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Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
DIAS, Marcelo de Oliveira; SANTOS, Leonor e BARBOSA, Jonei Cerqueira. Tecnologias digitais nos currículos prescritos de Matemática no Brasil e em Portugal. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1077-1105. Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-13.
Este artigo apresenta uma análise comparativa de currículos prescritos recentes, referentes à utilização de tecnologias digitais na aprendizagem matemática no Brasil e em Portugal. Foram considerados os anos finais do ensino fundamental no Brasil, correspondendo em Portugal ao último ano do 2.º ciclo e todo o 3.º ciclo. A análise teve por base o quadro de referência do Projeto Matemática 2030 da OCDE. A tendência evidenciada na comparação dos currículos desses países se remete à ênfase na literacia digital, trazendo perspectivas aos estudantes para que utilizem aplicações interativas em processos que envolvem exploração, comunicação e representação. Foram constatadas ênfases precipitadas e reducionistas na abordagem ao pensamento computacional nos documentos de ambos os países. Suscita-se, portanto, a necessidade de reflexão dos responsáveis pela elaboração dos currículos e de novas pesquisas para sua inserção em futuras reformas dos Programas de Matemática desses países.
Palavras-chave : Investigação comparativa; Currículos prescritos de Matemática vigentes; Brasil e Portugal; Tecnologias digitais; Educação Matemática.