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Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
MENEZES, João Paulo Cunha de; FONSECA, Simone Silva da e PEDREIRA, Ana Júlia Lemos Alves. Uma análise teórica sobre a temática hídrica em livros didáticos de Biologia do PNLD 2018. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1155-1180. Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-16.
A água é um recurso limitado e que requer cuidados. As abordagens generalistas presentes nos livros didáticos podem parecer distantes da realidade do aluno, sendo, então, importante a contextualização e enriquecimento dessas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar os livros didáticos de Biologia sugeridos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2018, buscando apreender a forma como os conhecimentos sobre o tema “Recursos Hídricos” se apresentam e estão relacionados à temática ambiental. Os resultados encontrados indicam que os livros didáticos são instrumentos que podem auxiliar professores e estudantes na aprendizagem, mas requerem um material de apoio como ferramenta sensibilizadora, devido ao fato de que nos livros didáticos não há uma abordagem minuciosa sobre a questão hídrica, que desperte a participação e reflexão sobre o uso da água e maneiras de minimizar o impacto do ser humano na exploração desse recurso.
Palavras-chave : Crise hídrica; Programa Nacional do Livro e Material Didático; Livros didáticos.