Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
SILVA, Milene Bartolomei; CRUZ, Aline Santa e ALMEIDA, Ordália Alves. Desafios para a prática docente no ambiente hospitalar: formação inicial em contexto. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e001. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-1.
Trata-se de pesquisa realizada sobre atendimento pedagógico em Hospital Universitário de Campo Grande/MS, a qualidade da ação profissional dos que trabalhar nesse ambiente. Questionamos se o curso de Pedagogia é suficiente para a atuação no Ambiente Hospitalar e se os profissionais estão qualificados para desenvolver atividades pedagógicas. Objetivou-se refletir sobre o papel, as práticas pedagógicas e os desafios do professor para realizar o atendimento pedagógico no Ambiente Hospitalar e contribuir para a ampliação de reflexões sobre a atividade na Classe Hospitalar. A metodologia sustentou-se nas contribuições teóricas de Ceccim (1999), Fonseca (1999 e 2015), Matos (2014), entre outros, nas observações e entrevista semiestruturada com profissionais que atuam na área. O trabalho docente no contexto hospitalar é fundamental para as crianças hospitalizadas, oportunizando-lhes a continuidade da escolarização. Concluímos que a formação inicial é insuficiente para a atuação na classe hospitalar, levando os profissionais a buscarem cursos de capacitação e especializações.
Palavras-chave : Atendimento Pedagógico; Ambiente Hospitalar; Formação inicial; Práticas Pedagógicas.