Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
GONCALVES, Adriana Garcia e PACCO, Aline Ferreira Rodrigues. Planejamento Educacional Individulizado na Classe Hospitalar: apontamentos de professores em um curso de formação reflexiva colaborativa. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e008. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-8.
A partir da necessidade de formação frente ao atendimento escolar hospitalar, bem como, a importância do planejamento frente a esse serviço, o presente estudo objetivou analisar os estudos de casos e Planejamentos Educacionais Individualizados (PEIs) desenvolvidos pelos 22 participantes de um curso de formação reflexiva colaborativa. A pesquisa se constitui em caráter colaborativo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma diretoria de ensino, onde ocorreu um curso de formação continuada colaborativa, em que foram realizados cinco encontros presenciais e foram disponibilizadas cinco unidades didáticas na plataforma online do Google Classroom. Ao se pensar nas possibilidades de desenvolvimento das atividades escolares dentro do ambiente escolar hospitalar, notou-se que o PEI se constitui como uma ação favorável tanto para o aluno, como para o professor, levando em consideração que esse tipo de planejamento evidencia as principais necessidades e potencialidades do aluno, algo que é imprescindível quando o mesmo se encontra hospitalizado.
Palavras-chave : Educação Especial; Classe Hospitalar; Planejamento Educacional Individualizado; Formação reflexiva colaborativa.