SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Doenças crônicas não transmissíveis, absenteísmo escolar e boas práticas em Pedagogia HospitalarDesenho de uma estratégia didática de pensamento computacional para jovens com Doenças Raras da associação INèDITHOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

PINEL, Hiran; FERREIRA, Herberth Gomes  e  BRAVIN, Rodrigo. Morte e Classe Hospitalar: possibilidades para uma formação compreensiva do ser hospitalizado via hermenêutica-fenomenológica. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e010.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-10.

O objetivo deste artigo é descrever de forma compreensiva a morte como possibilidade do Ser-no-mundo da Classe Hospitalar e as implicações para a formação de educadores que atuam nesse espaço. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e a nossa fundamentação teórica é a obra “Ser e Tempo” de Martin Heidegger (2012). Alguns conceitos próprios de Heidegger como “Dasein” e “Umwelt”, entre outros termos, como desenvolvida na chamada primeira fase de Heidegger em sua obra “Ser e Tempo”, perpassarão nosso trabalho. O Ser-no-mundo da Classe Hospitalar experimenta, com a internação, mudanças psíquicas e também na sua vida social que podem se transformar em angústia e medo da morte. Nesse sentido, um educador amoroso e compreensivo reconhece a morte como uma possibilidade existencial desse educando, mas atua no sentido de desenvolver práticas que colaboram para que ele amplie suas possibilidades de ser e consiga transcender o ambiente do hospital.

Palavras-chave : Morte; Classe Hospitalar; Fenomenologia; Educador compreensivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )