SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SILVA, Altina Abadia da; AMARAL, Cláudia Tavares do  e  ALMEIDA, Luciana Barros de. Redes de Pesquisa em Educação e Colaboração Científica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e002.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-2.

Nosso objetivo é compreender as formas de atuação das redes de pesquisa em educação e colaboração científica e a cooperação com a universidade brasileira. Fizemos uma pesquisa bibliográfica para reunir dados na investigação proposta tendo como base de dados: Rede Universitas, RedeEstrado, Rede Aste, RedeCentro, RIEOnLIFE. Como resultados, identificamos que a criação de redes acontece dentro de critérios científicos e/ou acadêmicos tendo, em alguns casos, critérios econômicos, formativos para ampliar possibilidades de publicações, isso responde as questões constituintes de algumas redes aqui analisadas, mostra a crise financeira da universidade brasileira enquanto entidade de pesquisa, e a necessidade de alinhamento com fontes externas de fomento e ao cumprimento da métrica das agências avaliadoras. As considerações finais, do ponto de vista crítico analítico, evidenciam processos em confronto e, ao mesmo tempo, complementares. Estamos convictas da importância do trabalho em rede, pois a vinculação possibilita ao pesquisador a aquisição de conhecimentos novos, além de observar um esforço mútuo nas dinâmicas empreendidas em prol da consolidação de redes de pesquisa, e na manutenção dos grupos de pesquisa.

Palavras-chave : Redes de pesquisa; Critérios formativos; Universidade brasileira; Colaboração científica; Financiamento de pesquisa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )