Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo e NICOLODI, Jean Carlos. Aprender ensinando e a possibilidade de ativar os mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão: estudo envolvendo futuros professores. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e016. Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-16.
Este trabalho se ocupa de analisar a atividade de aprender ensinando, particularmente relacionado à sua potencialidade para identificar incompreensões e incertezas do conhecimento. A partir de um estudo envolvendo participantes de um projeto de aulas de monitoria em uma universidade brasileira, a investigação analisou a tomada de consciência destes alunos em termos do favorecimento da estruturação das aulas para identificar lacunas de aprendizagem. A investigação recorreu a entrevistas para responder ao questionamento central: o ato de ensinar na forma de monitoria oportuniza ao seu executor uma reflexão metacognitiva? A metacognição foi entendida como a capacidade dos sujeitos de monitorar e controlar suas compreensões, o que pode ser associado à identificação de incompreensões e incertezas do conhecimento. Os resultados apontaram que os estudantes apoiadores veem na atividade a oportunidade de aprender, sobretudo, no momento em que estão explicando o conteúdo. Além disso, o estudo explicita a importância de identificar lacunas de compreensão como forma de qualificar a aprendizagem.
Palavras-chave : Incompreensões e incertezas do conhecimento; Metacognição; Aprendizagem em Física.