Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
SOUZA, Caroline Vieira de; LASTORIA, Andréa Coelho e ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Os saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e022. Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-22.
O artigo apresenta um estudo sobre os saberes docentes de cinco coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de Ribeirão Preto - SP. Partimos do pressuposto que, assim como os professores em exercício, os coordenadores mobilizam, constroem e reconstroem saberes docente nas ações que realizam. O estudo desenvolveu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, em uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que ser articulador, facilitador e formador de professores, são saberes docentes que os coordenadores verbalizam, explicitamente, sobre seu papel. Além disso, ao relatarem suas práticas, adotam ações que promovem o diálogo e a construção de parcerias nas escolas, e, também, identificam entraves encontrados para desempenharem o papel de formadores de professores. A partir das práticas descritas, inferimos que as ações relatas pelos coordenadores revelam saberes profissionais da docência não verbalizados, a priori, por estes profissionais.
Palavras-chave : Coordenador Pedagógico; Saberes docentes; Formação de professores.