Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
SARMENTO, Alan Kardec Carvalho e MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Práticas sociais e significação do conceito de medidas. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e008. Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-8.
Neste artigo discutiremos o processo de significação do conceito de medidas a partir de uma pesquisa realizada objetivando investigar as relações existentes entre o desenvolvimento lógico-histórico e o modo de apropriação do conceito de medida em coletividades agrícolas. Baseado na Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade, o trabalho empírico teve como referência: a) investigação das práticas sociais relacionadas às medidas nas lavouras, b) realização de experimentos didáticos com estudantes do Ensino Básico e c) experimento formativo com professores. Concluímos que na objetivação do ensino do conceito de medida, o processo de significação reflete o modo de apropriação do desenvolvimento lógico-histórico dele pelo sujeito e depende do compartilhamento dos significados culturais subjacentes às medidas, adquiridos no contexto das práticas sociais das diferentes coletividades, apontando a necessidade de considerar, na praxe docente, os sistemas simbólicos extras matemáticos que regem tais práticas no ambiente cultural dos alunos.
Palavras-chave : Ensino de Matemática; Conceito de Medida; Processo de Significação; Lógico-Histórico; Sistemas Simbólicos Sociais.