Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
VEIGA, Luciana Lima de Albuquerque da; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto e XAVIER, César Silva. Existe fórmula mágica para aprender?. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e007. Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-7.
Preocupações com a dificuldade de aprendizagem dos estudantes em todo mundo tem gerado diversas pesquisas na área educacional. Além disto, na última década há uma crescente divulgação de métodos que tem a pretensão de ajudar os alunos a serem aprendizes mais eficientes. Esta resenha discorre sobre as contribuições, possiblidades e limitações do “método do poder da aprendizagem - MPA”, que é apresentado no livro “Ensinando os alunos a se ensinarem: O método do poder da aprendizagem”, de Guy Claxton. O método trata-se do relato de sua experiência como educador em diferentes partes do mundo, e demonstra respostas positivas frente aos desafios que foram propostos aos estudantes que participaram das atividades. Vale ressaltar que como qualquer metodologia educativa, o professor deve avaliar a sua realidade e fazer as adaptações necessárias para seu uso, ou ainda, concluir a impossibilidade de aplicação em sua sala de aula.
Palavras-chave : Aprendizagem; Estratégia de ensino; Aprendiz; Método poder da aprendizagem.