Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
AGUIAR JR., Orlando. Mudanças conceituais (ou cognitivas) na educação em ciências: revisão crítica e novas direções para a pesquisa. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp.67-86. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030106.
Diante do desafio de consolidar e aprofundar as pesquisas no campo da educação em ciências, coloca-se a necessidade de se fazer um balanço crítico das pesquisas realizadas nos últimos vinte anos em torno do problema da "mudança conceitual". Essa revisão abrange dois aspectos, a nosso ver complementares: 1. Qual é o sentido e alcance das mudanças que acompanham as aprendizagens em ciências; 2. Qual é o vetor epistemológico da mudança. Reconhecendo a diversidade de abordagens e referenciais teóricos a que se submeteu o tema, procuramos destacar as principais contribuições e os novos desafios colocados à pesquisa e à prática educativa.
Palavras-chave : mudança conceitual; teorias da aprendizagem; construtivismo..