SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2IMPRESSÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PRESENÇA DAS MULHERES NA CIÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, Osmar Henrique Moura da; NARDI, Roberto  e  LABURU, Carlos Eduardo. UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.193-207. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100203.

Um trabalho anterior justificou a necessidade de preparar os estudantes para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais e propôs a Reconstrução Racional Didática (RRD) como uma alternativa nesse sentido, seguindo uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos. O presente estudo apresenta análises de alguns resultados obtidos a partir de uma aplicação dessa estratégia no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em alunos do ensino médio.

Palavras-chave : estratégia de ensino; reconstrução racional didática; história e filosofia da ciência no ensino; ensino de calor e temperatura..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )