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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
DINIZ, Maria Cecília Pinto; OLIVEIRA, Tatiana Carolina de e SCHALL, Virgínia Torres. "SAUDE COMO COMPREENSÃO DE VIDA": AVALIAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAUDE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.119-144. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120108.
Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das caracte rísticas formais, organização e metodologia do livro "Saúde, como Compreensão de Vida" (MS/DNES - MEC/PREMEM, 1977), publi cação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.
Palavras-chave : Avaliação; resgate histórico; livro didático; saúde..