Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
MILARE, Tathiane e ALVES FILHO, José de Pinho. CIÊNCIAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA DISCIPLINARIDADE À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.101-120. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120207.
Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada discipli narmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização ne cessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considera dos no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.
Palavras-chave : Ensino de ciências; alfabetização científica e tecnológica; nono ano..