Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
JUNIOR, João Batista Santos e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. IDENTIFICANDO OS MODELOS DIDÁTICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.101-116. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120308.
Esta investigação visa a identificar os modelos didáticos de um grupo de professores de Química de escolas públicas e propõe uma meto dologia para a sua utilização como instrumento de reflexão do docente em relação às suas concepções acerca do processo de ensino e aprendiza gem. Para tal, foi solicitado aos professores que respondessem a um ques tionário baseado nas ideias de Garcia Pérez (2000). Os resultados obtidos apontam que os professores combinam características diferentes dos modelos didáticos para formar um modelo didático eclético (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). Esses modelos ecléticos encerram características antagônicas e podem indicar a necessi dade de aprofundamento da reflexão dos docentes sobre as suas concep ções. É proposta uma metodologia para a utilização do instrumento de investigação do pensamento do professor.
Palavras-chave : Modelos didáticos; crenças pedagógicas; formação profissional; desenvolvimento profissional..