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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
PACCA, Jesuína L. A. e SCARINCI, Anne L.. A ressignificação das atividades na sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.57-72. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-2117201113157.
Neste texto investigam-se concepções de professores sobre três estratégias de ensino - aula expositiva, aula experimental e aula de demonstração - e analisa-se o seu processo de ressignificação, dirigido à coerência com princípios construtivistas de ensino e aprendizagem que os professores protagonizam em um programa de formação contínua. Para que a ressignificação de uma atividade pudesse ocorrer, os professores experienciaram fases de estranhamento, operacionalização e conscientização e tiveram oportunidade, nesse percurso, de aprofundar conhecimentos sobre o construtivismo no que se refere à sua tradução para situações de sala de aula. Partindo de concepções ingênuas, perceberam que não é o tipo de atividade que determina um ensino construtivista, mas a maneira como esta é entendida e considerada na sala de aula e na sequência didática.
Palavras-chave : Ressignificação de Atividades Didáticas; Construtivismo na Sala de Aula; Formação de Professores.