Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
RODRIGUES, Marciel Elio; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della e MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.65-84. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172011130205.
É fundamental identificar as transformações nas populações de organismos ao longo do tempo e situar as linhagens com os seus repre sentantes atuais, facilitando uma aprendizagem coerente com o conheci mento biológico atual. Por essas razões, nesse trabalho realizamos uma análise qualitativa sobre o conteúdo Sistemática e Filogenética em cinco livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Verificou-se que entre os livros analisados nenhum utiliza a filogenia como eixo integrador do ensino. Acredita-se que a filogenia, como eixo integrador, permita uma abordagem comparativa da vida, faci litando os estudos de Zoologia e Botânica e fornecendo subsídios para a compreensão da diversidade biológica voltada para uma abordagem evo lutiva.
Palavras-chave : ensino de biologia; filogenia; livro didático..