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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
ZOMPERO, Andreia Freitas e LABURU, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.67-80. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-2117201113367.
Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas.
Palavras-chave : Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos.