Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
SOUZA, Agilson nascimento; SILVA, Suely Alves da e SILVA, Rosane maria Alencar. AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.175-191. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150111.
O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais.
Palavras-chave : Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva..