Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
VAIRO, Alexandre Cunha e REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.193-208. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150112.
Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico.
Palavras-chave : Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica.