Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
PAULA, Helder de Figueiredo e e TALIM, Sérgio Luiz. Avaliação de estudantes sobre a prática de produzir registros das atividades de Ciências . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.14-38. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-211720175170101.
Nesta pesquisa, apresentamos os resultados da avaliação de um recurso que utilizamos para ensinar ciências: a produção de registros das atividades realizadas pelos estudantes em seus próprios cadernos. Nós investigamos se os estudantes valorizam a produção dos registros, bem como suas justificativas para o interesse ou o desinteresse por essa prática. Nossos dados foram gerados a partir de uma análise das respostas dadas por 196 estudantes a um questionário de avaliação do curso. No processo, nós utilizamos métodos estatísticos combinados com uma análise de enunciações fundamentada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin e na Gramática Sistêmico- Funcional de Halliday. Nossos dados mostram que a maioria dos estudantes declara ter feito os registros com frequência e interesse, além de atribuir diversas funções aos mesmos.
Palavras-chave : Avaliação da prática pedagógica; Recursos mediacionais para o ensino das ciências; Análise de enunciações e Gramática Sistêmico-Funcional..