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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
GARELLI, Fernando; MENGASCINI, Adriana; CORDERO, Silvina e DUMRAUF, Ana. Formação de professores e representações sobre Saúde: Caminhos para a Educação em Saúde desde uma perspectiva crítica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.34-53. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172017198116.
A fim de fazer uma contribuição para a formação de professores, apresentamos uma análise de representações sobre saúde a partir de definições e produções gráficas no âmbito de uma experiência educacional para professores em atividade do nível inicial, realizada entre 2012 e 2014. As definições permitiram-nos reconhecer as ontologias subjacentes, enquanto as produções gráficas mostraram diversos componentes e dimensões, enriquecendo as definições. Identificamos uma leitura da saúde focada no indivíduo, que relacionamos com categorias de trabalhos prévios, como saúde como estilo de vida, saúde como equilíbrio e a abordagem educativa comportamental. A reflexão crítica sobre as práticas associadas a esse olhar foi, na nossa experiência, um dos pontos de partida para desnaturalizar o existente e incentivar perspectivas mais complexas, multidimensionais e críticas.
Palavras-chave : Representações Sociais; Saúde; Formação de Professores em Exercicio; Educação Infantil..