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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
OLIVEIRA, Thais Mara Anastácio e MOZZER, Nilmara Braga. Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.118-141. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190102.
Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.
Palavras-chave : Analogias; Conhecimento Declarativo; Conhecimento Procedimental; Formação de Professores.