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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
BAPTISTA, Geilsa Costa Santos e NASCIMENTO, Janaina Gelma Alves do. Formação deprofessores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.420-441. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190124.
São apresentados os resultados de um estudo qualitativo, envolvendo intervenções educacionais com uma professora de Biologia de uma escola pública no Estado da Bahia, Brasil, após a sua participação em um curso de formação continuada de professores de Ciências para o diálogo intercultural. Os dados foram coletados por meio de gravações de vídeo e analisadas pela abordagem delineada por Mortimer e Scott (2002). Os resultados mostram uma abordagem comunicativa do tipo interativa de autoridade, permitindo a alegação de que essa professora não se apropriou da proposta de diálogo intercultural apresentada durante o curso. É necessário que cursos de formação continuada de professores para o diálogo intercultural tenham lugar dentro do contexto e realidades das escolas onde os professores participantes trabalham para garantir-lhes experiências mais próximas e prolongadas entre o meio acadêmico e escolar e, por conseguinte, mudanças nas suas práticas pedagógicas neste sentido.
Palavras-chave : Formação do Professor de Ciências; Diálogo intercultural; Ensino de Ciências.