Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
NASCIMENTO, Wilson Elmer e VILLANI, Alberto. Instante de ver, tempo para compreender e momento de concluir: apontamentos sobre Psicanálise e Educação em Ciências1. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e36400. Epub 30-Out-2021. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230126.
No presente artigo, buscamos estabelecer uma interlocução com o trabalho de Gleici Kelly de Lima e Rodolfo Langhi, intitulado “Observando o invisível: a relação transferencial a partir dos discursos entre crianças e professoras monitoras em um observatório astronômico”. Considerando que uma das contribuições mais potentes do trabalho é a operacionalização de conceitos psicanalíticos na relação entre educadoras e crianças, direcionamos nosso diálogo às relações entre Psicanálise e Ensino de Ciências. Para isso, dividimos o texto em três seções: na primeira, retomamos algumas reflexões sobre a exploração de analogias entre Psicanálise e Educação em Ciências; posteriormente, aprofundamos a discussão sobre a relação analógica entre os quatro discursos de Lacan e os discursos do professor de Ciências; por fim, enfatizando o papel dos discursos nas diferentes etapas da aprendizagem em ciências, adentramos nas interpretações dos discursos na relação transferencial entre as monitoras e as crianças no observatório astronômico.
Palavras-chave : Educação e Psicanálise; Discursos; Lacan; Educação em Ciências.