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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
HENNING, Leoni Maria Padilha. Sentido ético da formação: implicações escolares. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.43, pp.85-95. Epub 11-Jun-2019. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7418.
A presente proposta, já pelo seu título, mostra-se ampla e, porque não, ambiciosa. Porém, o que pode parecer defeito, carrega e explicita a necessária cautela para que não se estreite o tratamento que um tema dessa natureza exige. O sentido ético da formação enreda aspectos antropológicos, políticos, estéticos, dentre outros, refletindo no processo educativo como um todo. O texto desenvolve alguns temas envolvidos no assunto central das relações entre Ética e Educação, tentando elucidar a impossibilidade de se pretender realizar uma “limpeza” do campo experiencial humano retirando dele as questões axiológicas. Daí apresentar algumas conexões, especialmente entre Ética, Estética e Política, relacionando-as com a Educação. Nesse âmbito de discussão, situamos a escola como um dos lugares especiais da formação das gentes, o que requer uma exigente atuação de professores formados num padrão de excelência filosófico-pedagógica, cujos assuntos apresentamos na sequência dessa argumentação.
Palavras-chave : Educação; Ética; Formação Humana; Valores.