Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
LIMA, Marinalva Araújo de Oliveira; BRAS, José Viegas e GONCALVES, Maria Neves. Topografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.271-288. Epub 21-Jun-2019. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7281.
Temos a responsabilidade de construir a cidadania. Cabe ao Estado um papel decisivo no processo de construção do bem-comum. No sentido de sabermos o impacto que o ensino dos Direitos Humanos tem na formação dos estudantes e de problematizarmos o despertar de uma consciência crítica necessária ao exercício da cidadania realizou-se este estudo em três escolas do Ensino Fundamental. Na metodologia, utilizaram-se três técnicas de pesquisa: 1- Análise documental das fontes selecionadas; 2- Aplicação de um questionário a 450 alunos e 3- Entrevistas a 30 professores. Os resultados permitem dizer que os Direitos Humanos, enquanto valor histórico alcançado, não estão devidamente trabalhados no processo de formação dos jovens. Não representando toda a realidade do ensino no Brasil, o que dizem os estudantes e professores constituem indicadores importantes. A inquietante conclusão diz-nos que a escola não está a cumprir a sua função social, condição fundamental para a expansão da vida democrática e o exercício da cidadania.
Palavras-chave : Cidadania; Democracia.Direitos Humanos; Educação.