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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil e MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. O CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO PORTUGAL DEMOCRÁTICO: EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e14974. Epub 29-Jan-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n51.14974.
De entre as inúmeras alterações que Portugal conheceu decorrentes da Revolução de Abril, as educativas foram avassaladoras. Desde 1974 assistiu-se a mudanças significativas em todo o edifício educativo, nomeadamente o estabelecimento de uma escolaridade obrigatória e um ensino básico e secundário unificado, a explosão da procura de educação, a criação do ensino superior politécnico, a privatização do ensino superior, a promoção da investigação científica, a ratificação da Declaração de Bolonha ou novas leis de financiamento e de governo e autonomia das instituições públicas de ensino superior. No quadro do ensino superior, a adoção da Declaração de Bolonha obrigou a grandes alterações do enquadramento jurídico da estrutura da formação superior dos países que a ratificaram e, no caso português, concretizou-se num enorme crescimento da pós-graduação e do número de diplomados. Neste artigo, os autores sustentam a sua análise com recurso às estatísticas oficiais de Portugal e de organismos internacionais, analisando a expansão da pós-graduação e da investigação, particularmente no quadro pós-Bolonha. Apresenta-se, ainda, o caminho percorrido pelo sistema científico português e contextualiza-se a situação portuguesa no quadro internacional. Terminarse-á o artigo com algumas reflexões que poderão ajudar a formular políticas públicas conducentes à melhoria do estado do ensino superior público em Portugal, mormente no financiamento da pós-graduação e da produção científica.
Palavras-chave : Declaração de Bolonha; Ensino Superior; Financiamento; Investigação Científica..