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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
JACOMINI, Márcia Aparecida; NASCIMENTO, Ana Paula Santiago do e IMBO, Kátia Aparecida dos Santos. COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DE REDES DE ENSINO ESTADUAIS*. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e11159. Epub 29-Jan-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n52.11159.
Neste artigo, a composição da remuneração docente é estudada com base nos planos de carreira. O objetivo é analisar a movimentação na carreira, com a respectiva diferenciação no vencimento-base, e as vantagens pecuniárias permanentes e transitórias que compõem a remuneração dos professores. Trata-se de estudo bibliográfico e documental, com investigação dos planos de carreira de redes de ensino de 12 estados brasileiros, em vigor no ano de 2014. Verificou-se que os planos de carreira preveem diferenças no vencimento-base de acordo com nível de formação, tempo de serviço, formação continuada e avaliação de desempenho, e que o conjunto de vantagens pecuniárias é bastante diversificado. A partir dos dados analisados, buscaram-se indicar aspectos que devem ser considerados na composição da remuneração para a valorização do professor, tendo em vista que o vencimento-base constitui o principal componente da remuneração.
Palavras-chave : Carreira docente; Remuneração de professores; Redes Estaduais de ensino; Valorização do professor..