SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS E SUBJETIVIDADE: O DESAFIO DA AÇÃO CONCRETA EM INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SALGADO, Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira; SOUZA, Bruno Ferreira de  e  SALLES, Cecília Almeida. LABORATÓRIO COLABORATIVO EM ARTE E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM GRUPO ENTRE EDUCADORES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e16645.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.16645.

Oartigo apresenta uma análise sobre os processos de criação em grupo ocorridos no projeto de educação não formal Laboratório Colaborativo em Arte e Educação, desenvolvido durante o ano de 2018 entre a galeria de arte da CAIXA Cultural Curitiba e três escolas da cidade de Curitiba. A análise é realizada a partir de documentos de processos arquivados, como fotografias, desenhos, vídeos, chats, avaliações por escrito, entre outros, que indicam os movimentos de diversos sujeitos envolvidos no projeto (professores, educadores de museus, estudantes, famílias e artistas) para a criação dos planejamentos. O estudo tem como objetivo avaliar, de um ponto de vista qualitativo, o diálogo obtido entre museu e escola. A metodologia utilizada tem como base teórica a crítica de processos criativos, de Cecília Almeida Salles; a reflexão sobre diálogo é desenvolvida a partir de Paulo Freire; e as autoras Maria da Glória Gohn e Michèle Petit sustentam os debates sobre planejamento, mediação cultural e educação não formal no campo da arte. Compreendemos a partir da pesquisa que a avaliação de uma ação educativa será tanto mais rica quanto mais documentos possuirmos para relacionar entre si e que a abertura para as transformações do planejamento durante cada experiência do projeto favoreceu a qualidade do diálogo entre as escolas e o museu e constituíram em si parte do próprio diálogo.

Palavras-chave : Avaliação; Diálogo; Educação não formal; Museu de arte; Processo de criação em grupo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )