SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: A PESQUISA ESCOLARNOVOS ARRANJOS FAMILIARES E HOMOPARENTALIDADE: UMA APRECIAÇÃO DO JOGO DA VIDA “FAMÍLIAS MODERNAS” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BROSTOLIN, Marta Regina. CIDADANIA INFANTIL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS E IMPLICAÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e13186.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13186.

Este texto se propõe a tecer algumas reflexões sobre a cidadania infantil na sociedade contemporânea a partir do construto teórico da Sociologia da Infância que compreende a criança como ator social, ser do presente, participativo e produtor de culturas e a infância como categoria geracional sócio-historicamente construída. A reflexão sustenta-se na constituição da criança cidadã. Parte dos caminhos percorridos entre a ideia da incapacidade e incompetência da criança numa visão perspectivada na modernidade, revisa o conceito de cidadania perpassando pela discussão proposta por Roger Hart (1992) denominada Escada de Participação Infantil, para chegar ao estatuto de cidadania participativa que concebe a criança como sujeito social, implicando não só no reconhecimento formal de seus direitos, mas também nas condições do seu exercício de participação. A atualidade da temática volta-se para o imperativo da cidadania da infância, seu protagonismo e o potencial emancipador das experiências de participação das crianças nas pesquisas, nas escolas e nos espaços públicos frente aos desafios impostos pela sociedade contemporânea.

Palavras-chave : Criança; Cidadania; Participação; Sociologia da infância..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )